Quarta-feira, 4 de Abril de 2007
Motivos para parar de fumar

Você sabia que o fumante inala 4.720 substâncias tóxicas numa tragada? Dessas substâncias, 80 são cancerígenas.
A tragédia do vício de fumar provoca a morte de 3.500.000 pessoas por ano no mundo.
Só no Brasil, 100.000 pessoas morrem por ano em virtude do hábito de fumar.

Abaixo, mostramos algumas das substâncias encontradas nos cigarros e os malefícios que elas causam no organismo:

Alcatrão
: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores.
Nicotina: causa dependência química e diminui a chegada do sangue nos tecidos e no sistema nervoso central.
Monóxido de carbono: diminui a quantidade do oxigênio no sangue.

Os dados sobre os efeitos devastadores do fumo sobre o organismo são alarmantes:

O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% do câncer da laringe; 25% das mortes por doença do coração;
85% das mortes por bronquite e enfisema; 25%das mortes por derrame e por 50% dos casos de câncer de pele.

Alguns efeitos do uso continuado do cigarro são o risco de impotência no homem e de risco de aborto ou parto prematuro na mulher.

Um aviso principalmente aos pais:
90% das pessoas começam a fumar entre os 15 e 19 anos.
Por isso, é preciso frisar para os jovens que bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro, estimulando os neurônios.


Uma luta diária:


A luta contra o fumo atinge todo o País. Se o Brasil conseguir alertar a sua juventude, milhões de reais deixarão de ser consumidos anualmente no tratamento de doenças provocadas pelo fumo. O pior de tudo é que o jovem geralmente começa a fumar por um ato de rebeldia ou de afirmação. Hoje, com o desenvolvimento de práticas esportivas, seria mais saudável que a juventude procurasse sua afirmação através do esporte ou de manifestação artísticas, que
fazem bem ao corpo, à mente e ao espírito.

DICAS PARA RESISTIR AO CIGARRO:


Caso sinta...

ANSIEDADE:

Respire fundo;
Evite tomar café;
Pense em situações felizes;
Mude a atividade do momento.

DOR DE CABEÇA:

Relaxe,tome algum analgésico caso a dor seja muito forte;
Procure entender que isto faz parte da síndrome de abstinência e que passará logo.

INSÔNIA:

Tome um copo de leite quente;
Pense em coisas relaxantes;
Leia um pouco.

IRRITAÇÃO:

Ande;
Respire fundo;
Faça alguma coisa diferente do que está fazendo naquele momento.

PERDA DE CONCENTRAÇÃO E CANSAÇO:


Caminhe um pouco;
Procure descansar;
Faça alguma coisa diferente.

FOME:

Dê preferência a alimentos de baixas calorias;
Beba água gelada;
Faça refeições balanceadas.

TOSSE:

Beba água ou sucos naturais.

A IMPORTÂNCIA DO ENTUSIASMO
A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres ( deusa da agricultura ) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão de vida.


Pulmão de um adulto não fumante:

 

 

 Pulmão de um adulto fumante:

 

 

 • 30 % das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);

• 90 % das mortes por câncer de pulmão;

• 25 % das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);

• 85 % das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);

• 25 % das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral).


Pescoço: 42 cm
Costas: 45 cm
Tórax: 102
Bíceps: 40 cm
Cirurgia:faringolaringoctomia
com esvaziamento cervical lateral
Duração: 6 horas
UTI: 3 dias
Cicatriz: 17 cm

Olhe para uma pessoa que fuma !

 



FUMO:

Hábito muito comum nas civilizações antigas, atualmente movimenta bilhões de dólares, somente no Brasil.
Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas morram precocemente devido ao tabagismo. Em outras palavras, cerca de 8 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, que é diretamente responsável por:

• 30 % das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);
• 90 % das mortes por câncer de pulmão;
• 25 % das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);
• 85 % das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);
• 25 % das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral).


Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro:
• Aneurismas arteriais;
• Trombose vascular;
• Úlcera do trato digestivo;
• Infecções respiratórias;
• Impotência sexual no homem.

Em geral, a intoxicação aguda por fumo causa náuseas, vômitos, suores frios, palidez, tontura, taquicardia, confusão mental e, em alguns casos mais graves, convulsões, fibrilações musculares, como paralisias e distúrbios respiratórios que podem levar à morte.
Fique atento! Livre-se disso! É uma droga!
Se você não consegue parar de fumar apenas com aconselhamento do pessoal da área da saúde ou de seus amigos e parentes, procure um Posto de Saúde. Você terá informações sobre “atendimento especial” que está disponível para ajudá-lo.
Se precisar, ligue para a Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - Tel.: (0xx21) 2240-5817.

E não se esqueça! É lei:
• Proibido fumar em recinto coletivo, privado ou público;
• Só será permitido fumar se houver áreas livres e exclusivas para este fim;
• É proibido fumar em viagens aéreas.





Anatomia do Cigarro



Um inocente cigarro contém milhares de substâncias que irão agir no organismo do fumante e da sua família. Ao fumar, o indivíduo introduz no organismo mais de 4.720 substâncias tóxicas, a maior parte delas resultantes da combustão do tabaco, como os radicais livres e cancerígenas.
A fumaça produzida pelo ato de fumar é o resultado da combustão da matéria orgânica existente nos produtos derivados do tabaco e depende das características das folhas, além da quantidade dos aditivos químicos que lhes são acrescentado durante o processo de cultivo, armazenagem e industrialização, bem como do aporte de oxigênio e do grau da temperatura existente na ponta dos seus derivados, principalmente na ponta do cigarro.
Quando aceso, a temperatura na ponta do cigarro varia de 835ºC a 884ºC, quando ocorre combustão completa, pois há oxigênio suficiente para o processo da combustão. No entanto, à medida que o ar se afasta da ponta acesa do cigarro, vai diminuindo o oxigênio e a combustão se faz de maneira incompleta, produzindo elementos menos oxidados, bem diferentes dos que surgem pela combustão completa.
Duas fases diferentes compõem a fumaça do tabaco: uma fase de vapor, onde se encontram os produtos mais voláteis e uma outra fase de aerossol, onde se encontra o material particulado, também conhecido como condensado e algumas substâncias voláteis dissolvidas. Portanto, os componentes do tabaco encontram-se em forma de partícula ou condensado e de gases.
A fase particulada, corresponde a 95% do fumo, é também conhecida como condensado, incluindo a nicotina - alcalóide existente na folha do tabaco, líquido, incolor e com odor semelhante ao da piridina e o alcatrão – mistura de diversos componentes, líquida, negra, viscosa, semelhante a obtida na destilação de várias outras substâncias orgânicas, como o petróleo - o mesmo do asfalto - a madeira - o carvão.
Na constituição do cigarro há 22 hidrocarbonetos voláteis, isto é, que se reduzem a gás. Entre eles, o pirilbenzeno ou benzopireno que é um dos "vilões" no surgimento dos diversos cânceres do tabagista.



publicado por espiritu às 17:22
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar
 
ACDLaoeiro
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Nutrição

Conselhos Úteis

Motivos para parar de fum...

arquivos

Abril 2007

Contador de visitas